09/07/2007

Ajudar uma Pessoa com Deficiência Visual a deslocar-se

Quantas vezes ao andar na rua se depara com uma pessoa com deficiência visual e pensa se a pode ajudar... a deslocar-se mais rapidamente, por exemplo!!



  • A regra número um é perguntar se necessita de ajuda. Antes de agirmos devemos estar seguros de que a pessoa com deficiência visual necessita da nossa ajuda. Uma simples pergunta é suficiente para o sabermos.
  • Se necessita de se deslocar a pessoa com deficiência visual vai utilizar a técnica de guia com a sua ajuda (ver explicação da técnica de guia noutro post).
  • Através da utilização da bengala (mas não só da bengala) a pessoa com deficiência visual detecta a presença de obstáculos com a antecedência suficiente.
  • Evite raciocínios óbvios. A falta de visão é compatível com a inteligência. Exemplo: «São 20 degraus para o primeiro andar, logo para o segundo são...».
  • Na utilização de transportes públicos devemos indicar onde fica a porta do metro ou do autocarro, assim como onde está um poste para se agarrarem (ou lugar vago para se sentar).
  • Em trajectos difíceis, o melhor é fazer técnica de guia e caminhar em frente. Se não tropeçar, a pessoa com deficiência visual também não o fará!!

1 comentário:

Jorge Falcato disse...

Desculpe(m) a intromissão.
Depois de uma busca na net verificamos que o seu (vosso) blogue tratou de questões relacionadas com a deficiência.
Como sabem o governo reduziu na lei do orçamento de 2007 benefícios fiscais a que as pessoas com deficiência tinham direito desde 1988.
Contra esta decisão surgiu o Movimento de Trabalhadores Portadores de Deficiência em Defesa dos Benefícios Fiscais.
A agradecíamos a divulgação da nossa luta por melhores condições de vida para as pessoas com deficiência.
Para mais informação é visitar o nosso blogue http://mtpb.blogspot.com
Obrigado